150 ANOS DE SANTOS DUMONT

Orquestra da FAB apresenta concertos inéditos no estado de São Paulo

Com espetáculos memoráveis, Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira se apresentou pela primeira vez na programação do Festival de Inverno de Campos do Jordão e também estreou na Sala São Paulo
Publicada em: 18/07/2023 11:40
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Flávia Rocha
Edição: Agência Força Aérea

Emoção, ineditismo e excelência marcaram as apresentações da Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB) durante o fim de semana. Em uma experiência emocionante, a Orquestra se apresentou pela primeira vez na Sala São Paulo, considerada uma das melhores salas de concertos do país, reconhecida internacionalmente por abrigar apresentações musicais de alto nível.

O concerto de estreia ocorreu no sábado (15/07), dentro da programação do Festival de Inverno de Campos do Jordão, um dos maiores eventos de música clássica da América Latina, que, nesta edição, acontece tanto na cidade de Campos do Jordão (SP) como também na Sala São Paulo, na capital paulista.

Em uma noite memorável, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, discursou para o público e destacou a relevância do momento. “Muito me honra, como Comandante da Aeronáutica, reviver, junto aos senhores e senhoras presentes, por meio deste inédito concerto ‘150 anos de Alberto Santos Dumont’, as memórias atinentes à vida, às obras e aos valores do nosso inesquecível compatriota, que, com sua genialidade e obstinação, ao transformar as intangíveis asas da imaginação em realidade a serviço dos homens, com precisão, apontou à humanidade o caminho do progresso”, frisou.

Na abertura do evento, o Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Luiz Cláudio Macedo Santos, reforçou que a OSFAB preparou um círculo especial de apresentações inspiradas no inigualável brasileiro. “Nesse mister, agradecemos a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo, e a Fundação Osesp, pela oportunidade ímpar de estarmos nessa imponente sala de concertos, classificada entre as melhores do mundo", ressaltou.

O repertório foi marcado por músicas clássicas eruditas e, também, por canções populares brasileiras. “Todas as obras do repertório, de alguma forma, têm relação com a obra, a vida ou os valores de Santos Dumont, e foram escolhidas com o objetivo de homenagear sua memória e seu legado, compartilhando sua história e conquistas por meio da música. Certamente uma experiência emocionante para todos os envolvidos, pois a música tem o poder de transmitir emoções e contar histórias de uma maneira única”, afirmou o Regente da Orquestra Sinfônica da FAB, Tenente Paulo César Ramos Rezende.

A enfermeira Thaís Caprera assistiu ao concerto na capital paulista e ficou impressionada com o espetáculo. “Achei fantástico. Foi a primeira vez que a gente assistiu à uma Orquestra. Trouxe meu filho de dez anos, e achei maravilhoso”, declarou. “Achei muito bom, bem animado”, acrescentou André Caprera Carvalho, estudante de 10 anos.

Campos do Jordão (SP)

Já na tarde de domingo (16/07), foi a vez do público do interior de São Paulo prestigiar a apresentação da Orquestra Sinfônica da FAB, que aconteceu durante o Festival de Inverno de Campos do Jordão. De acordo com o Sargento Gustavo Damas, músico da Orquestra Sinfônica da FAB, as apresentações foram grandes oportunidades para falar de Santos Dumont por meio da música. “Além disso, tocar pela primeira vez na Sala São Paulo e no Festival de Inverno de Campos do Jordão foi um sonho realizado. E, também, foi uma honra e um privilégio participar de um festival desse, que é imenso e mundialmente conhecido”, completou.

Já para a Sargento Monique Viani dos Anjos, Spalla da OSFAB, participar do Festival de Inverno de Campos do Jordão foi uma grande alegria. “Poder representar a Força Aérea através da música é muito especial pra gente”, expressou. Spalla ou concertino é o nome dado ao primeiro-violino de uma orquestra que, durante a apresentação, fica à esquerda do maestro. E, antes da entrada do maestro, é o último instrumentista a entrar no palco, sendo o responsável pela afinação da Orquestra. 

Clique aqui e assista ao vídeo da matéria

O Concerto, que foi transmitido ao vivo pelo canal da FAB no YouTube, ficou gravado e o resultado pode ser conferido aqui.

Fotos: Sargento Viegas / CECOMSAER

Vídeo: Sargento Lucas Nunes / CECOMSAER

imagens/original/45885/OSFAB_SP_(1).jpeg
imagens/original/45885/OSFAB_SP_(11).jpeg
imagens/original/45885/OSFAB_SP_(13).jpeg
imagens/original/45885/OSFAB_SP_(14).jpeg
imagens/original/45885/OSFAB_SP_(15).jpeg
imagens/original/45885/OSFAB_SP_(16).jpeg
imagens/original/45885/OSFAB_SP_(17).jpeg
imagens/original/45885/OSFAB_SP_(18).jpeg
imagens/original/45885/OSFAB_SP_(19).jpeg
imagens/original/45885/OSFAB_SP_(21).jpeg
imagens/original/45885/OSFAB_SP_(22).jpeg
imagens/original/45885/OSFAB_SP_(23).jpeg
imagens/original/45885/OSFAB_SP_(24).jpeg
imagens/original/45885/OSFAB_SP_(25).jpeg
imagens/original/45885/OSFAB_SP_(27).jpeg
imagens/original/45885/OSFAB_SP_(28).jpeg
imagens/original/45885/OSFAB_SP_(29).jpeg
imagens/original/45885/OSFAB_SP_(3).jpeg
imagens/original/45885/OSFAB_SP_(30).jpeg
imagens/original/45885/OSFAB_SP_(31).jpeg
imagens/original/45885/OSFAB_SP_(32).jpeg
imagens/original/45885/OSFAB_SP_(34).jpeg
imagens/original/45885/OSFAB_SP_(6).jpeg
imagens/original/45885/OSFAB_SP_(7).jpeg
imagens/original/45885/OSFAB_SP_(8).jpeg